Livros do Dorival Machado

Dorival Machado é autor de três livros que ajudam sua organização a tratar a cobrança, reduzir a inadimplência e conquistar mais alunos. De leitura fácil e envolvente, os textos são muito práticos e de aplicação imediata conforme dizem os leitores.

Livro Redução da Inadimplência no Setor da Educação - 3ª Edição - Editora SRS.

174 páginas que tratam de procedimentos de cobrança, contrato educacional, como elaborar sua política de cobrança, a legislação e o impacto sobre a cobrança, modelos de cartas e e-mails de cobrança são apresentados. Evidentemente que nem tudo pode ser aplicado na sua totalidade e em qualquer instituição. Fatores como momento, filosofia, missão, projeto pedagógico, localidade, concorrência, relacionamento com a comunidade, marca, imagem e outros definirão as ações.

Em busca da Inadimplência Zero - 103 abordagens para se cobrar o inadimplente e manter o cliente - SRS Editora 2014

170 páginas que dão destaque a um aspecto pouco ou quase nada explorado quando se fala em cobrança de dívidas: pessoas. Existem diversas literaturas que tratam o assunto, normalmente técnicas, ligadas a procedimentos, processos, legislação e políticas. As pessoas que atuam na cobrança também têm seus problemas e, de nada adianta ter políticas e procedimentos, sistemas de informações quando as organizações se esquecem do elemento gente. É para elas que o livro está direcionado.

Captação de Matrículas - O poder do atendimento ao cliente como alavanca na conquista de novos alunos

As instituições investem pesadamente recursos financeiros para atrair o potencial cliente a ir até ela. Ocorre que nem sempre o que o potencial cliente vê quando se dirige até a escola é coerente com o que despertou sua atenção. Nesta obra, de 152 páginas, diversos materiais, ferramentas e diagnósticos de aplicação imediata são oferecidos. O livro dá especial ênfase ao atendimento no âmbito do funil de captação: telefônico, internet e presencial.

Diagnóstico Para a Identificação de Oportunidades de Melhorias no Gerenciamento da Inadimplência das Instituições de Ensino

Este material apresenta 7 blocos, cada um com uma série de perguntas.

Bloco 1: Procedimentos por ocasião da matrícula: informações que podem ser solicitadas para que o risco seja menor no futuro | Bloco 2: Contrato de prestação de serviços educacionais: 16 perguntas sobre o contrato no que se refere a inadimplência | Bloco 3: Práticas na cobrança de mensalidades: 17 questões sobre como se atua na sua escola | Bloco 4: Política de tratamento da inadimplência: 35 indagações para que você possa definir o posicionamento da sua escola | Bloco 5: Tecnologia da informação: 10 interrogações sobre o sistema de informação e como deveria ser para dar efetividade a cobrança | Bloco 6: Negociação de dívidas: 9 perguntas sinalizadoras de quais são os melhores caminhos para bons resultados | Bloco 7: Recursos Humanos: preparo das pessoas para cobrar – 13 reflexões acerca do perfil ideal das pessoas nos tempos atuais.

São 107 questões que sugerem o ideal na gestão da inadimplência. Ao responder você terá a chance de encontrar lacunas e atuar sobre elas.

Foco no cliente

Instrumento para mapear a percepção dos funcionários e gerar planos de ação

Este material é formado por 37 afirmativas, todas positivas, que refletem empresas com foco no cliente. Os funcionários terão a chance de se posicionar como veem as afirmativas. Se refletem totalmente a realidade na sua empresa – graduação 4, Se não refletem absolutamente nada da realidade – graduação 1, Se refletem um pouco da realidade – graduação 2, Se refletem bastante da realidade – graduação 3.

Este material pode ser respondido por setores: RH, Vendas, Comercial e mesmo BackOffice.

Depois disso, a empresa pode organizar Workshops para discutir as lacunas e o que as áreas sugerem que seja feito. Por isso chamamos de Instrumento para mapear a percepção dos funcionários e gerar planos de ação.